PascalSCADA no repositório OPM

Olá!

Recentemente, o Sr. Balázs Székely criou para o Lazarus, um repositório central de componentes que é extremamente fácil de usar. A unica etapa que exige um pouco é a instalação do “Online Package Manager” ou OPM manualmente no seu Lazarus.

Após instalado, veja como ficou fácil instalar o PascalSCADA (melhor se visto em tela cheia):

Para baixar o Online Package Manager, acesse o link
https://drive.google.com/open?id=0B9Me_c5onmWoLUJmYUNwc0ItVkk

Após fazer o download, vá até as pasta onde salvou o OPM e descompacte-o. Após a extração do arquivo, abra o Lazarus e vá no menu Pacote -> Abrir arquivo de pacote (.lpk) e navegue até a pasta onde você extraiu os arquivos do OPM, abra o arquivo onlinepackagemanager.lpk e na tela do pacote, vá no botão Usar e escolha a opção instalar. Após isso, basta aguardar um pouco e após o reinicio do Lazarus, Vá no menu Pacote -> “Online package manager” e aproveitar.

Captura de tela de 2017-04-04 07:05:02

Mais detalhes do OPM podem ser encontrados aqui (somente em inglês):
http://wiki.freepascal.org/Online_Package_Manager

5 comentários em “PascalSCADA no repositório OPM

      • Alexandre Responder

        Bom dia,

        Ok, vi que tem uns .dpk para delphi, quais são os requisitos então? Versão do Delphi, dependências?

        Estava verificando os equipamentos que teremos que acessar através de OPC Server, utilizando os sistemas da EATON. ModBus irá nos atender?

        Há algo que circula na internet sobre OPC-UA, há algum suporte para este padrão no SCADA?

        Fábio, muito obrigado por qualquer informação.

        Alexandre.

        • Fabio Luis Girardi Autor do postResponder

          Os dpks que existem são da última versão que liberei com suporte a Delphi (0.7.2). Depois disso parei e mantive somente o suporte a Lazarus. Há muitas coisas da qual o projeto hoje depende do Lazarus e não fazia sentido o esforço manter pelo feedback dado por estes usuários (de Delphi)

          Se os seus equipamentos falarem Modbus RTU ou ModbusTCP, o PascalSCADA conversa sim com estes equipamentos, pelo menos nas funções mais usuais deste protocolo.

          Sobre OPC UA tenho reunido algumas informações. Mas o problema é tempo pra fazer este novo protocolo. Eu sozinho mal consigo dar conta do projeto. Mas estou visando esta funcionalidade sim.

  1. Alexandre Responder

    Fábio, boa noite. Muito obrigado pelos seus comentários, vou estudar o SCADA então no Lazarus e verificar como podemos trabalhar com o MODBUS, pois alguns equipamentos que serão utilizados em nosso software conversam com MODBUS. Feliz em ouvir que visa OPC UA, pois abre as portas para praticamente todos os CLP’s do mercado.

    Obrigado e até mais. Sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *